BNCC e as dúvidas que surgem dentro da educação infantil.
Oi meninos e meninas tudo bom com vocês? Espero que sim.
Depois de todas notícias sobre a Base surgiram muitas dúvidas, inclusive ainda tenho algumas, mas juntos podemos ir trocando figurinhas.. rsrs
Primeiramente para se falar da Base, precisamos falar da constituição federal, LDB e diretrizes curriculares.
Antes da constituição federal de 1988 a educação infantil era vista apenas como assistencialista onde a escola era um local que os pais deixavam seus filhos para poder ir trabalhar. A lei garante e confirma que a educação infantil entra como um nível dentro da educação básica, dando assim a sua devida importância no processo educativo inicial.
Depois vieram a LDB e a diretrizes e bases auxiliando no trabalho do professor e dando caminhos para o desenvolvimento do trabalha das escolas.
Visando melhorias a BNCC traz seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na creche e pré-escola, nos quais se baseiam objetivos norteadores e também cinco campos de experiências.
Na base também fala um pouco da transição da educação infantil para o ensino fundamental, os desafios e como o professor pode fazer com que esse momento seja mais tranquilo e desafiador.
Outra coisa bem legal é no campo “O eu, o outro e o nós”, que a criança saiba respeitar e expressar sentimentos e emoções, atuando com progressiva autonomia emocional. (Como já disse em outro post, estou trabalhando as emoções com meus alunos).
Eu li a BNCC e gostei bastante, acredito que vem para aprimorar o olhar dos professores e a prática dentro da sala de aula.
Em relação a educação infantil a base fala basicamente disso, quem quiser se aprimorar e ler o documento por inteiro segue o link da BNCC para um bom estudo.
Beijinhos da Lê e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário