Meu filósofo favorito!!

Isto é um sonho, bem sei, mas quero continuar a sonhar.

Friedrich Nietzsche

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Você é inteligente?

Que pergunta difícil não é mesmo? Já ouvi muitas pessoas falarem que sim e outras não. Mas afinal, o que é inteligência??



Para a psicologia tradicional, inteligência se define em uma letra, a letra G, como se fosse uma única estrutura cognitiva e genética, algo que passa de pai para filho. Dentro dessa visão, podemos dizer que temos um computador dentro do nosso cérebro que nos torna inteligentes ou não.

Howard Gardner trouxe um novo olhar para a inteligência e em seus estudos desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, nela encontramos 8 tipos diferentes.
  1. Linguística
  2. Lógico matemática
  3. Cinestésico corporal
  4. Espacial
  5. Musical
  6. Intrapessoal
  7. Interpessoal
  8. Naturalista

Ele também fala da existencial, mas ainda não concluiu como uma inteligência, pois ainda existem alguns estudos a serem desenvolvidos. Para Gardner temos vários computadores no nosso cérebro e para cada um, temos uma forma de funcionamento. Nem todos são iguais e cada pessoa possui uma combinação diferente de inteligências. Pensando assim, compreendemos que não precisamos ser gênios em matemática ou impecável em sua oratória para sermos inteligentes. Cada um tem em si sua particularidade e seu grupo específico de inteligência estimulada.

Gardner diz também, que todos nós temos  todas as inteligências em nós, mas todas não funcionam iguais, partindo dessa visão podemos entender melhor nosso aluno em sala. Quantas vezes nos deparamos com um aluno que tem dificuldade na escrita, mas que tem muitas habilidades de lógica, ou aquele que não é tão bom em matemática mas desenha com perfeição.

Qual o papel do professor nesse processo de identificação de habilidades e dificuldades?
O professor investigador, que conhece seu aluno conseguirá estimular o aprendizado de várias formas para que esse aluno consiga efetivamente se apropriar do conhecimento. Pois como Gardner diz, podemos ensinar de várias formas um mesmo assunto, ou em forma de música, ou em uma culinária, ou em um teatro e assim encontraremos várias possibilidades para sair fora da nossa caixinha.

Muitas outras informações vocês encontram no livro: Estruturas da mente - a teoria das inteligências múltiplas - Howard Gardner

Falando em caixinha, Gardner diz de "sair fora da caixinha".. mas isso fica para um próximo texto.. hahaha

Beijinhos da Lê e boa leitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário